21 de setembro de 2014

Bartolomeu e a árvore

Peter O'Sagae


O que caracteriza um texto de Bartolomeu Campos de Queirós?

Em A ÁRVORE, livro com ilustrações de Mario Cafiero (Paulinas, 2010), é uma aptidão lírica para tornar presente um objeto, primeiramente por uma relação de pertencimento e uma qualidade sensível: “Eu tenho uma árvore. Minha árvore é verde e...”, acomodando, em nossa retina, uma visão rememorativa em estrutura, forma e cor. A imagem da árvore ali está: em meio às palavras.

Soma o poeta rapidamente uma metonímia, lembrando que uma árvore “suporta um mar de folhas”. Então, adensa a descrição com adjetivos e uma humanidade que só poderiam vir do próprio observador: “Minha árvore tem uma copa redonda e crespa copiando o mundo.” E, frente às demais coisas, sua árvore torna-se uma paisagem singular... “A brisa sopra nas folhas e faz ondas na superfície. O barulho das folhas parece água correndo entre cascalho.” E, da tangibilidade de vários elementos, desse roçar palpável e sonoro, Bartolomeu abre o convite e a ordenança. Claramente diz: “Para escutar, é necessário afinar as conchas dos ouvidos. Só as conchas gravam o barulho do mar.

Em um repente, a imagem salta da palavra e parece já distante, diluindo-se... Contudo, sabendo o efeito que provocou, o escritor puxa leitor para mais perto de sua realidade: “A sombra de minha árvore se estica pela sala da minha casa. A sala fica na penumbra. Na penumbra eu penso com mais preguiça.


A árvore de Bartolomeu torna-se, como dizem os filósofos, inteligível. Criança ou adulto pode compreender sua existência e amá-la. Deixado o primeiro parágrafo para trás, as relações da árvore com outros seres viventes fatiam o tempo, congelam-no em quadros: a árvore é casa para passarinhos, sala de esperar borboletas, esconderijo de cigarras, grilos, lagartas com vocação para rendeiras, formigas interessadas em açucares – e, mesmo tendo debruçado o homem sobre a janela, a alma do poeta voa dentro da árvore que lhe pertence. É assim que ele dela extrai a seiva e a substância ideal, buscando palavras para transmitir esse conhecimento.


Mas não é um conhecimento tecido em conceitos científicos. É uma experiência para ampliar os sentidos – da visão, da escuta e do tato, andando por lembranças de sabores, cheiros e temperaturas diversas – a fim de ampliar os significados que a mente, alerta, sonolenta, acolhe para decifrar. Quando se apercebe de si, o leitor pode ter todas as árvores em um só texto, com seus botões e flores, mistérios e perfumes, e novas relações, descobertas, desenhos que se multiplicam por um caprichoso exercício com a linguagem verbal. Já a árvore não é uma, porém milhares. Ou um milagre.

O universo tão imenso parece pequeno e verde, cheio de esperanças entre a folhagem que cresce e estampa o céu.


4 comentários:

  1. Olá Peter! Que lindo esse texto poético do Bartolomeu, que é o livro A Árvore! Sua resenha literária no Dobras da Leitura O'Blog está bela e convidativa para leituras da obra de Bartolomeu Campos de Queirós. Gostaria de compartilhar um texto que escrevi sobre o mesmo livro em

    http://thelmaregina.blogspot.com.br/2014/01/sobre-o-livro-arvore-de-bartolomeu.html

    Paz, sempre!

    ResponderExcluir
  2. Ah, Thelma Regina! Entre as fotografias, encontrei um poema seu, tão breve para falar do centenário oitizeiro. Gosto também de árvore com flores amarelas e a minha memória busca uma sibipiruna que sempre parecia amontoada de passarinhos... Bartolomeu e todas as árvores, num texto só. Bonito isso, né?

    ResponderExcluir
  3. Olá Peter. Acompanho suas resenhas no Dobras da Leitura, sempre muito belas mesmo. Também gosto muito dos textos de Bartolomeu Campos de Queirós. E falando em Árvores, estou nas mãos "Plantando as Árvores do Quênia: A História de Wangari Maathai" - Prêmio Nobel da Paz, 2004, texto e ilustrações de Claire A. Nivola. Uma história sensível e de muita força. Belíssimas ilustrações.
    Abraço.
    Vera Martucci de Amorim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também passei por esse título durante essas semanas, mas acho que só o mostrarei em novembro. Obrigado pela companhia virtual! Abraços do Peter

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...